domingo, 10 de maio de 2015

O Sistema Solar - Planetas Telúricos

No último post da série, podemos aprender mais sobre o Sol, a estrela mais próxima do sistema solar. Agora é a vez de falarmos dos planetas telúricos.
Os planetas telúricos ou rochosos, são os planetas: Mercúrio, Vênus,  Terra e Marte, e estão localizados no Sistema Solar interior, pois ficam mais próximos do Sol e tem maior densidade do que os planetas gasosos. Essa formação tem a ver com a formação do Sistema Solar, em que os materiais mais densos tendem a se concentrar mais próximos do Sol e os mais leves mais distante.
Os planetas Telúricos
Mercúrio - O planeta mais próximo do Sol: Mercúrio é o menor e o mais interno planeta do Sistema Solar. Com sua órbita ao redor do Sol a cada aproximadamente 88 dias terrestres, e sua maior proximidade do Sol, ele é o segundo planeta mais quente do sistema solar, perdendo para Vênus. Sem atmosfera, a temperatura de Mercúrio é a que mais varia de todos os planeta, 430°C no periélio, na face iluminada, e -170°C durante a noite, face escura.                                                                                                                                     
Em relação à maioria dos outros planetas, a órbita de Mercúrio é uma elipse bem pronunciada. Assim, quando o planeta se aproxima do Sol, sua velocidade de translação é quase igual à rotação, produzindo um curioso efeito: visto de Mercúrio, o Sol pode nascer e se pôr duas vezes num único dia.
A cada 10 anos, Mercúrio passa em frente ao Sol para nós observadores da Terra. Isto é conhecido como transito de Mercúrio e o próximo que irá ocorrer será dia 9 de Maio de 2016, e será visível de todo o Brasil.
Vênus - O Planeta mais quente do Sistema Solar: Você já se deparou olhado para o céu e viu aquele ponto amarelado bem brilhante depois do pôr do Sol ou antes do amanhecer? Bem, aquele ponto é o planeta Vênus, o segundo planeta telúrico.
Vênus e Júpiter, em conjunção, após o pôr do Sol.
Vênus é o ponto com maior brilho
Vênus é o planeta similar a Terra: Tem praticamente o mesmo tamanho, a mesma massa e praticamente a mesma composição. Vênus poderia até abrigar vida, se não fosse o fato do planeta ser coberto por nuvens de ácido sulfúrico altamente reflexivas, que impedem que sua superfície seja vista do espaço na luz visível. Sua atmosfera é a mais densa de todos os planetas do Sistema Solar, constituída principalmente por dióxido de carbono.                                                                         
Acredita-se que no passado Vénus possuía oceanos como os da Terra, que se evaporaram quando a temperatura se elevou, restando uma paisagem desértica, seca e poeirenta, com muitas pedras em forma de placas. A água provavelmente se dissociou e, devido à inexistência de um campo magnético, o hidrogênio foi arrastado para o espaço interplanetário pelo vento solar. A pressão atmosférica na superfície do planeta é 92 vezes a da Terra.
Terra - Nosso Lar: A Terra é o terceiro planeta mais próximo do Sol. É o mais denso e o quinto maior do Sistema Solar, sendo o maior dos planetas telúricos. A Terra é o único corpo celeste onde é conhecido a existência de vida até agora.
Cerca de 70% do planeta é coberto por água em estado líquido, elemento essencial para a existência de formas de vida.  A Terra completa uma volta completa em torno do Sol em 365 dias e 6 horas, o equivalente a 1 ano em nosso calendário. A Terra também gira em torno de seu eixo, no período de 24 horas, equivalente a um dia. Sem essa rotação do Planeta, não existiria vida: O lado do planeta que ficasse voltado para o Sol viraria um deserto muito quente e o lado oposto ficaria muito escuro e frio.
Ao longo de um dia a Terra recebe cerca de 40 toneladas de material que vem dos do espaço:  desde pequenos asteroides até pó cósmico.  A idade do Planeta é de aproximadamente 4,5 bilhões de anos.
Marte - O Planeta Vermelho: Marte é o quarto planeta a contar do Sol e é o último dos quatro planetas telúricos. Marte está distante do Sol à 1,5 UA ( Unidade Astronômica - Distância entre a Terra ao Sol ). Marte é um planeta muito parecido com a Terra: Tem um dia aproximadamente igual o da Terra e tem o mesmo número de estações.
Estudos mostram que Marte foi um planeta quente e úmido, o que pode ter levado o planeta a ter desenvolvido vida em algum momento. Seu núcleo é frio, o que faz com que o planeta "não" tenha um campo magnético.                                                                                                                                        
Existe um projeto que visa levar um grupo de humanos ao planeta vermelho até 2030. A viagem só tem passagem para ida, e não há nenhuma garantia de que os novos habitantes do planeta vermelho irão chegar lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário